Sobre nós

História da ABASE

A história da Associação Bahia-Sergipe, ABASE, começa na Bahia com o trabalho do irmão Desidério Devai, ao alugar um salão no bairro de Pau Miúdo, no ano de 1951, na mesma época que por aqui trabalhava o irmão Paulo Tuleu, colportor e evangelista.

 

Depois, com a chegada do irmão Rafael Abrantes e família, o trabalho teve sua continuidade no bairro de Pernambués, inclusive na casa do casal Olga e Francisco Freitas, até o início da construção da igreja do IAPI. Nesta construção trabalharam os irmãos Desidério, Rafael e Domingos. Estes dois últimos passaram a morar nos fundos da igreja, enquanto a mesma era construída. 

 

Foram dias de luta, com algumas dificuldades. Mas conseguiu-se inaugurá-la. A festa (conferência de inauguração) ocorreu em 01 de dezembro de 1958, com a presença do irmão Alfonsas Balbach

 

Inaugurada, a luta continuou para enchê-la de membros, e muitos colportores passaram por aqui dando suas parcelas de contribuição, como os irmãos Davi Paes Silva, hoje presidente da Conferência Geral, seu irmão, Samuel e João Portik, jovens dinâmicos e conquistadores de almas. 

 

A igreja do IAPI, hoje sede da ABASE, Associação Bahia - Sergipe, já passou por duas reformas para aumento de capacidade, sendo a última com reinauguração em novembro de 2012. Na reforma, sob a direção do atual pastor e presidente da associação, Silvan Paulo, do pastor Aurelino e do evangelista Moisés Custódio, foram contempladas a lotação do templo (86 a 90 pessoas), residência pastoral, salas de escritório, depósito de livros, sala de crianças, sala de professores, cozinha e um pequeno espaço para refeitório.

O templo ficou muito bonito com esta última reforma. Espera-se que seja uma luz, um farol que ilumine o caminho para que muitas almas sejam salvas.

 

Edvaldo Rodrigues - Dirigente da igreja sede por alguns anos...